segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Lampião carta

 


 


SALGUEIRO-PE
Carta de Lampião para o Coronel Veremundo Soares
O Rei do Cangaço faz uma alerta ao Coronel Veremundo Soares na sua passagem pela região
Transcrição da Carta de Lampião ao Coronel Veremundo Soares.
“O Fim desta somente para saber, qual seu plano Que após em minha passagem o senhor mandou uma força ir atrás de min. Em outrora nos já fomos inimigos, porém para o presente eu pensava que nos éramos amigos, para min eu era, mas para si me parece que o senhor era meu inimigo.
Portanto eu lhe faço esta, mas saber qual é seu destino, Já mandei avisar a Padre Cicero, que nesta minha diligencia quem se alterou contra mim foi o Município de Salgueiro, tenha muita cautela, eu não a para o mesmo que eu era outrora, Eu bem que quero virar santo e fazer a felicidade para Vocês Mesma, Sem mais assunto”.
Capitão Virgulino Ferreira
O objetivo da carta era como de costume de varias outras que foram direcionadas a outras autoridades, fazendeiros, uma alerta, Uma ameaça, Mas fala-se que o Coronel Veremundo soares tinha uma boa relação com o Cangaceiro, sendo ate fornecedor de alimentos, armas etc. para seu bando, com intuito de manter os cangaceiros longe de Salgueiro.
Como ficou Noticiado e estampado nos grandes Meios de Comunicação:
“O Coronel Veremundo Antônio Soares, o penúltimo dos Coronéis, Resistiu a ameaças de lampião e seu bando, lampião pretendia invadir Salgueiro, a exemplo do que fizera com outras cidades sertanejas que ensaiaram resistência aos seus cangaceiros, Pois Veremundo Soares, o bravo, resistiu, não pela forca, mas pela diplomacia, pela habilidade e astucia de velha Raposa, o coronel Chegou a trocar cartas com lampião, que embatucado pela fidalguia e pelo tanto de homens aliados ao seu desassombro pessoal, desistiu do seu intento e riscou Salgueiro de Sua lista fatídica”.
A carta original se encontra no Museu do sertão em Petrolina
Fotos: Via: Acervo Cristiano Concerva;
Por: Ivan Almeida;Museu do Sertão; Instagram: @salgueiroemfotos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário