terça-feira, 27 de setembro de 2022

O PRIMEIRO GOLPE POLÍTICO-MILITAR NO BRASIL E O FIM DO PERÍODO IMPERIAL

 O PRIMEIRO GOLPE POLÍTICO-MILITAR NO BRASIL E O FIM DO PERÍODO IMPERIAL


 

 

O PRIMEIRO GOLPE POLÍTICO-MILITAR NO BRASIL E O FIM DO PERÍODO IMPERIAL
Dentre os diversos acontecimentos que marcam a história do Brasil, sempre temos aqueles que se sobressaem em importância para os fatos que se sucedem. A queda da monarquia brasileira e a proclamação da república, certamente, foram alguns desses acontecimentos históricos do nosso país. Nas linhas abaixo, veremos que uma série de crises e transformações geopolíticas contribuíram para o desfeche já conhecido: o fim do Império do Brasil e início da república em 1889.
A proclamação da república se deu após a influência de uma série de eventos externos, sendo três deles de suma importância para questões ideológicas e para o enfraquecimento de monarquias absolutistas na Europa: A Revolução Gloriosa (1688), a Revolução Americana (1776) e a Revolução Francesa (1789).
Estes três eventos históricos e geográficos deram origem a um período crítico para as monarquias e governos absolutistas, uma vez que traziam a tona diversos debates sobre liberdades individuais, liberalismo e modelos ideais de cunho democrático, progressista e republicano era a tônica naquele momento histórico.
Como se sabe, o fator ideológico e as influências externas de revoluções e reformas liberais não foram o único motivo que levaram à derrubada o Império do Brasil. Em 1864, o papa Pio IX determinou a excomunhão de todos os católicos maçons com o intuito de conter o crescimento da instituição que ganhava cada vez mais influência e poder econômico naquele período.
O problema era que Dom Pedro II tinha envolvimento próximo com a maçonaria e, embora o mesmo não fosse um maçom, escolhia diversos membros da mesma para ocupar cargos de confiança em seu governo. Por esse motivo, o Imperador não reconheceu a ordem papal. Mesmo assim, os bispos que residiam em território brasileiro suspenderam os fiéis que tinham laços com a irmandade maçônica.
Como resultado, os bispos foram acusados de desobediência e presos. Os religiosos em tela, igualmente, foram obrigados a trabalhar de modo forçado entre 1872 e 1873, recebendo anistia somente em 1875. No entanto, esse fato fez com que uma grande parte da população protestasse contra a atitude considerada autoritária por parte do imperador. A própria igreja católica considerou o ato como o início de uma crise entre a instituição e o Estado.
Nesse momento, o Império já contava com ideologias anti-monarquia crescentes com influências iluministas. Para piorar, a igreja se afastou do governo e passou a criticar a autoridade monárquica. Por fim, uma nova classe se voltara contra Dom Pedro II: a elite burguesa brasileira. O motivo era complexo: o fim da escravidão que o imperador pretendia implementar.
A questão escravocrata era um problema, uma vez que a economia brasileira até então foi formada e moldada com a sombra da mão de obra forçada. No entanto, com os países europeus abolindo a escravatura, o Brasil passa a sofrer pressão - principalmente dos ingleses - que defendiam o fim da escravidão no mundo na totalidade com o intuito de implementar a mão de obra remunerada. Isso se deve ao fato da industrialização desses países, que passa diretamente pela transformação de operários em mão de obra assalariada - e tendo o Brasil como parceiro econômico - exigir o fim desse flagelo humano.
Aos poucos, o imperador foi implantando leis com o intuito de acabar com a escravidão no Brasil, fato que gerou revolta na alta burguesia que usava de tal artifício para não ter custos com o trabalho e assim conseguir acumular mais riquezas e terras. Estava aberta então a terceira via do processo de derrubada do império. A burguesia não queria adequar suas empresas, comércios e indústrias para mão de obra remunerada. Assim como é hoje, naquele período, os indivíduos mais ricos eram sempre ouvidos e influenciavam bastante na vida pública.
Para finalizar, o marco que decretou o fim do império e a queda de Dom Pedro II foi o embate entre ele e o exército. A fim de equalizar as contas do Império do Brasil, foi instaurado em 1883 um projeto de lei que obrigava os militares a contribuir com um sistema de previdência. Até então os mesmos não tinham esse desconto em suas folhas. O motivo era plausível: a economia estava fragilizada após a Guerra do Paraguai (1864-1870) que tinha gerado gastos exorbitantes para o Brasil. Ao mesmo tempo, os empreendedores estavam gerando menos lucros devido ao uso de mão de obra assalariada, que significava um gasto a mais com empregadores.
A reforma econômica era necessária, mas o exército não aceitou a decisão gerando uma série de embates entre às duas instituições com boicotes, revoltas e desobediência por parte dos militares. Com isso, a crise do Império se agravava e o movimento republicano se fortalecia.
Em 1889, o visconde de Ouro Preto foi nomeado chefe do gabinete ministerial, sendo crítico aos monarquistas e também aos militares. Esse fato gerou uma oportunidade de ouro para os republicanos, que tentaram unir-se momentaneamente ao Marechal Deodoro da Fonseca para a tentativa de um golpe republicano.
No dia 14 de novembro de 1889, os republicanos circularam noticias que o Visconde de Ouro Preto tinha decretado a prisão de Deodoro e outras lideranças republicanas, gerando grande revolta política que ocasionou em uma grande movimentação de republicanos, liberais e militares no dia 15 de novembro a fim de depor o Imperador que, encurralado, não teve escolha. Assim, no mesmo dia, foi decretado o fim do império e proclamado o início de uma nova era: a república do Brasil seguida de uma nova Constituição promulgada em 1891.
FONTE: Estudos Históricos
Texto revisado por Marcio Luis Fernandes

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Bigodes nas mulheres

 



    Na Pérsia do século 19, os bigodes nas mulheres eram um símbolo de beleza. Princesa Fatemeh Khanum "Esmat al-Dowleh" era a princesa da Pérsia. Ela era filha do rei Nasir al Din Shah Qajar, com uma de suas esposas Taj al Dowleh. Seu pai governou a Pérsia, atual Irã, de 1848 a 1896.

Considerada um ícone e beleza da sua época.
Há histórias que contam que a princesa teria rejeitado 145 pretendentes, sendo que 13 deles se mataram por conta disso, no entanto não há nenhum registro histórico que afirme tal fato.
Há quem não acredite, porém, o fato narrado é verdadeiro. Esse era o padrão de beleza da época.

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Uso de um tipo drogas

 Uso de um tipo drogas

Não tenho informações de onde esta mulher vive mas é lamentável um ser humano deixar isso chegar a esse ponto, ela parece um zumbi... e isso é devido ao uso de uma droga, que acaba com a pele da pessoa.









DADOS DO BLOG UVAIA.COM






Força jovem da UNIVERSAL, alegra uma tarde de domingo na Fundação Casa.


Voluntários da UNIVERSAL estiveram presentes neste último domingo, na Fundação Casa Encosta Norte, realizando um evento, com várias atividades para os internos, seus familiares e funcionários. A UNIVERSAL ela atua junto com a Fundação Casa, com um projeto que visa tirar os menores das ruas, das drogas, e principalmente levando a palavra de Deus. Fazendo isso ela tem feito o que se cumpre no cap. 25:36 estava nu e me vestistes, enfermo, e me visitaste; preso; e fostes ver-me.





















Para dar início ao evento, o Pastor Geraldo Vilhena Coordenador de Evangelização, nas Unidades da Fundação Casa de São Paulo, fez uma oração pedindo a proteção de Deus por todos os presentes. O Pastor Lucas Maldonado esteve presente com a força jovem, um ex-interno deu seu testemunho, falou que já esteve preso na unidade Tatuapé, e com ajuda dos voluntários conheceu o Senhor Jesus, e hoje leva também a palavra de Deus.








Cia teatral força jovem esteve presente, apresentou uma peça teatral a única saída a história de um jovem viciado que teve um encontro com Deus e mudou de vida.



Nem a chuva que caiu tirou a animação dos jovens, que cantaram e dançaram na chuva, junto com a banda Nesher que tocou músicas variadas, foi realizado sorteio de cestas com kits higiênicos para as famílias presentes. Foi feita a distribuição de kits higiênicos para todos os jovens, e para a alegria foi servido bolo, refrigerante, salgados e docinhos.































mouros negros africanos.

 

711 a 1492 a Espanha, como agora é
conhecida, era governada por mouros negros
africanos. A etimologia da palavra "Mouro" é
preta, ou escura. Mouros foram uma mistura
de negros africanos e muçulmanos árabes
que governaram a Espanha e o resto da
Península Ibérica entre 711 e 1492.


Cinema

 


   Steve McQueen (Henri 'Papillon' Charriere) Na Pérola clássica do cinema: Papillon 1973

Diretor: Franklin J. Schaffner
Autor: Henri Charrière
Música composta por: Theme From Papillon

O café mais caro e popular do mundo

 O café mais caro e popular do mundo


O café mais caro e popular do mundo chama-se "Kopi luwak" ou Café Civet.
É feito de cerejas de café que são defecadas por gatos-almiscarados asiáticos.
O processo digestivo fermenta os grãos, conferindo-lhes uma qualidade extraordinária.

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Povo Zulu


Povo Zulu fora da África do Sul🇿🇦 Esta é uma imagem do povo Zulu no Malawi, conhecido como "Ngoni".
Eles falam e praticam a língua e a cultura Zulu e traçam suas origens até o KwaZulu. Todos conhecemos o povo Ndebele (Zulu Zulu), mas os Zulus são encontrados em toda a África Oriental, em países como Malawi🇲🇼, Zâmbia🇿🇲, Moçambique🇲🇿, até na Tanzânia🇹🇿. Este Zulus/Ngoni do Malawi afirma ser descendente de exilados zulus que fugiram de Shaka KaSenzangakhona durante as Guerras Zulu, também conhecidas como o 'período Mfecane'.